Concerto de Ano Novo na Catedral de Évora


A Catedral de Évora acolhe o tradicional Concerto de Ano Novo no dia 11 de janeiro, sábado, às 18h00.

Pela primeira vez juntos, os grupos Capella Patriarchal e Cornetas & Sacabuxas de Lisboa, apresentam no Concerto de Ano Novo dois compositores do último período da polifonia em Portugal.

Duarte Lobo (1565-1646), formado em Évora, veio a ser mestre de capela na Sé daquela cidade e posteriormente na Sé de Lisboa. Muitas obras suas foram publicadas no seu tempo em Antuérpia e Lisboa, sobrevivendo actualmente em vários arquivos e bibliotecas da Europa. Seguindo a tradição de Palestrina, a sua música assenta fundamentalmente no texto, tirando frequentemente partido do dramatismo de determinadas palavras.

Frei Fernando de Almeida (c.1603/4-1660) é um dos últimos representantes da tradição de polifonistas portugueses que antecedeu o período de italianização da música sacra operado durante as primeiras décadas do século XVIII. As obras que a Capella Patriarchal tem apresentado em primeira audição moderna, provêm de manuscritos conservados na Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa, elaborados por ordem de D. João V, facto que prova o prestígio do compositor mesmo meio século após a sua morte. O estilo de Frei Fernando de Almeida, mantendo embora a estrutura polifónica presente em obras de compositores anteriores, é impregnado dos madrigalismos típicos da música italiana daquele período.

Aproveite um final de tarde diferente, dando as boas vindas a 2020.